Corte a Plasma
O corte a plasma é uma técnica comumente utilizada para o corte de materiais, e possibilita o corte de chapas. A Trimetais Indústria Metalúrgica realiza essa técnica de corte em chapas de aço de carbono de até 25,00 mm de espessura e também em o corte de chapas inox de até 9,50 mm.
É uma das técnicas de corte de metais mais utilizadas pela indústria desde os anos 50, devido ao fato que as tecnologias de corte a plasma permitem ao processo uma consistência no corte, além de estender a vida útil dos insumos utilizados, o qual proporciona um custo beneficio relevantes perante outras técnicas. Possui destaque por apresentar um desempenho superior em relação ao oxicorte no corte de chapas finas e, muitas vezes, um valor mais em conta em relação ao corte a laser.
Como o processo de corte a plasma consiste em utilizar gases eletricamente condutores e aquecê-los em altas temperaturas até alcançar o 4° estado da matéria, o plasma. É comum associar que a técnica permite apenas o corte de metais ferrosos, mas é possível realizá-lo em metais não ferrosos também, mesmo os materiais estando pintados ou oxidados.
O plasma que da origem ao corte, consiste em um conjunto de átomos, esses por sua vez sendo neutros, elétrons e íons positivos. Para o plasma ser desenvolvido é necessário fornecer energia suficiente para que os átomos se dissociem. Comumente para atingir esse nível de energia, uma alta temperatura é requisitada para transformar o gás ionizado, em plasma. Com temperaturas altas, as moléculas do gás são rompidas, as quais ocasionam os átomos livres, que, por sua vez, perdem e ganham elétrons, gerando íons, o que por consequência geram o plasma.
Já o corte originário dos gás ionizado "ocorre porque se forma uma corrente elétrica em seu interior, graças aos seus elétrons livres, e, pela Lei de Ampère, forma-se um campo eletromagnético. Os elétrons também se movimentam de forma circular de acordo com o campo magnético do plasma, e com a temperatura bastante elevada, esse movimento pode causar a emissão de ondas eletromagnéticas."
Para entender afundo sobre o corte a plasma todos os seus processos específicos e características clique aqui. E para solicitar um orçamento basta clicar aqui.